Olá, leitores da Caderneta. Na edição de hoje, vamos bater um papo sobre criatividade.
O que é criatividade para você? Você se considera criativo? Por quê ou Por que não?
Essas perguntas “simples” serão o nosso ponto de partida para a conversa de hoje.
Criatividade: que bicho é esse?
Tentativa de (in)definição criativa
📚 De acordo com o Dicionário Caldas Aulete, a palavra criatividade pode ser definida como:
Capacidade de inventar, criar, conceber na imaginação
Qualidade de quem ou do que é inovador, criativo, original; ORIGINALIDADE
Capacidade de produzir e compreender grande número de enunciados devido ao conhecimento intuitivo que todo falante possui dos princípios e regras de sua língua
➡️ Vamos além?
De acordo com meu dicionário pessoal, criatividade é uma forma de enxergar o mundo, lidar com os objetos ao seu redor, vivenciar experiências.
Ser criativo é menos sobre a sua capacidade de ter ideias brilhantes, e sim, mais sobre a sua habilidade em conectar diferentes pontos de partida, gerando novas possibilidades.
E adivinha só: essa é uma habilidade inerente ao ser humano, todas as pessoas possuem, mas pode e deve ser sempre praticada e aprimorada.
Aí está o pulo do gato: a criatividade não é um dom divino exclusivo de alguns “escolhidos especiais”. Todo mundo nasce criativo. Porém, quanto mais você exercitar essa sua habilidade, mais criativo você se torna.
Algumas formas de exercitar a criatividade
Leitura diversificada: livros, revistas, jornais, toda leitura te ajuda a fazer melhor essas conexões ao longo do tempo. Minha dica: ficção especulativa e poesia têm um papel importante nos meus processos criativos.
Exposição a diferentes estímulos: muita coisa pode estimular a criatividade. Busque aquilo que estimula a sua. Pode ser um passeio no museu, uma visita à biblioteca local, uma ida ao cinema da sua cidade.
Convivência com pessoas que respiram criatividade no dia a dia: Aquela amiga que você conversa e percebe: “Essa aí é uma pessoa muito criativa”. Estar próximo de pessoas que vivem criativamente, te estimula a fazer o mesmo.
Praticar em um espaço livre de julgamentos: Acredito que o medo de ser julgado pela sua ideia ou criação, é o seu pior inimigo no processo criativo. Solução prática: tenha um espaço no seu dia/semana para criativar livremente. Sem a intenção de publicar, mostrar, exibir. Só você e sua folha em branco. Permita-se errar, fazer feio, ter ideias ruins. Você nunca vai torná-las melhores, se não fizer o primeiro esboço.
Criativando Livremente
Quer um espaço livre de julgamentos, onde você estará ao lado de pessoas criativas, sendo exposto a diferentes estímulos interessantes? Venha participar da minha Oficina de Criatividade! As inscrições vão abrir em breve, e você já pode entrar nesse link para garantir sua vaga.
Conheça meu livro: Medos Rabiscados
Entre na Lista de Interesse do meu novo livro, Projeto Azul.
Obrigada a você que leu até aqui. Até a próxima Caderneta!
Abraços,
— Sofy